Informe Publicitário: a empresa Albatroz Brasil Drones tem se tornado uma referência na capacitação de operadores de Drones no Brasil e acaba de lançar um curso novo. Confira!

Por Floriano Peixoto*

A empresa foi criada a partir do projeto de pesquisa e desenvolvimento de VANTS – Sistema de Veículo Aéreo Não Tripulado, chamado popularmente de Drone, Albatroz Aerodesign. Eu fui o responsável pelo desenvimento deste projeto na UNISANTA – Universidade Santa Cecília em Santos.

Participação na feira MundoGEO#Connect em 2013

Passados mais de cinco anos e tendo desenvolvido diversas aeronaves, já na Albatroz Brasil Drones, percebi a dificuldade que era para as pessoas decidirem investir um valor elevado para começar a operar com Drones, tendo em vista a grande variedade que existe no mercado.

Inúmeros tipos e modelos, multirrotores e aeronaves de asa fixa, dos mais diversos tamanhos, especificações e preços, o que deixava o provável comprador mais confuso ainda.

Com o objetivo de orientador as pessoas em como avaliar as opções do mercado, produzi um guia em vídeo “Como Escolher um VANT ou Drone – Mitos e Verdades – Expectativas e Realidade”.

Isso porque, neste mercado, existem empresas sérias e outras não tanto. Era preciso mostrar às pessoas como separar o sonho vendido por alguns da realidade.

Porém, como o guia fala muito mais do que os parâmetros necessários para escolher um VANT ou Drone, o título mudou. Hoje chama-se “DRONES – Tipos – Funcionamento – Operação”. Ele é um curso on line e pode ser acessado sem limite de tempo. Foi Lançado em maio de 2016.

Em 2015 comecei a ver comentários sobre o uso do Drone mais conhecido do mundo, o Phantom, em trabalhos de aerofotogrametria. E via muita gente combatendo e outros defendendo o seu uso.

No final de 2015, meu filho, Ricardo Borges, comprou um Phantom 4 e resolvemos por a limpo esta questão. Já tinha ouvido relatos de outras empresas sobre a qualidade dos produtos gerados a partir da utilização do Phantom na aerofotogrametria. E pudemos constatar que realmente era possível utilizá-lo.

Mas vi também que muita gente, que opera Drones, não tem conhecimento técnico para trabalhar com segurança e eficiência.

Foi aí que criei o curso presencial “DJI PHANTOM – Porta de Entrada na Aerofotogrametria”. Seu lançamento pioneiro na área foi no dia 31 de janeiro deste ano, num webinar promovido pela MundoGEO.

Em poucos dias a primeira turma foi fechada e vieram profissionais de Manaus, Rio de Janeiro, Limeira, Campo Grande, São Paulo e Peruibe. Hoje já frequentaram nosso curso quase 48 profissionais, dos mais diversos pontos do Brasil.

Nosso curso despertou o interesse de profissionais do Corpo de Bombeiro da Bahia, da Polícia Federal, da Embrapa e de empresas como a VLI Logística, que atua na área de ferrovias e terminais ferroviários, a mineradora Anglo Gold Ashanti, e a Métrica, criadora do software Métrica Topo entre outras.

O próximo curso acontecerá nos dias 16 e 17 de Setembro e já estamos com inscrições abertas para a turma de outubro.

Com dois dias de curso, percebi que, com a grande quantidade de conteúdo que era passado, ficava muito difícil das pessoas absorverem todas as informações.

Com isso, começamos a gravar vídeos que serviriam de apoio aos profissionais após o curso realizado. Com todos os vídeos gravados, resolvi comercializá-los, pois muita gente se interessava pelo curso presencial, mas não tinha disponibilidade de tempo para fazê-lo.

Aí, fizemos o lançamento do curso em vídeo “DJI PHANTOM – Porta de Entrada na Aerofotogrametria”. Não é um curso online, são dois DVDs que são enviados pelos Correios. Dessa forma, podem ser assistidos quantas vezes quiser e não depende de internet para tal, com consultas e atualizações sem prazo de validade e sem custo adicional.

E, por fim, vi que haviam diversas pessoas interessadas em aprender a voar um Drone com eficiência e segurança mas não tinham intenção de trabalhar com aerofotogrametria. Diante disso, meu filho Ricardo Borges, instrutor em nosso curso presencial, produziu um curso online em vídeo. “Piloto de Drone Phantom 4 e 4 Pro”.

Lançamento:

Com isso a Albatroz Brasil Drones amplia o seu leque de opções para quem quer trabalhar profissionalmente com Drones.

Contato: florianopeixoto1@hotmail.com