Lançamento do software Inforow pela SomoAgro e AgroData é o “raio-x de sua linha de cana-de-açúcar”

É de conhecimento amplo, segundo metodologias clássicas como a proposta por Stolf – e no bolso dos produtores do setor sucroenergético – que o entendimento e ação nas falhas de plantio/estande são essenciais ao manejo visando produtividade. Contudo, encontrar e quantificar tais falhas é um desafio de dimensões continentais.

Em termos práticos, o Engenheiro Agrônomo Gustavo Fedrizzi, Diretor da AgroData, explica que “a verificação visual de um hectare de plantio de cana com uma equipe experiente e que consiga analisar quatro linhas simultaneamente (duas por sessão, considerando espaçamento de um metro e meio) significa caminhar, até, 3,3 quilômetros dentro do canavial. Hoje o Brasil possui cerca de oito milhões de hectares plantados. Está aí um de nossos desafios“.

Por isso, a desenvolvedora de softwares SomoAgro (Spatial Optimization of Mechanized Operations) e a AgroData – Soluções Inteligentes, inovam e trazem ao mercado o software Inforow que, de modo automatizado e supervisionado pelo usuário, permite entender os padrões de plantio e suas falhas de maneira mais eficiente e eficaz por meio da análise de imagens aéreas de alta resolução, como as obtidas por drones, utilizando algoritmos próprios e adequados à realidade do campo.

Estas empresas piracicabanas, associadas à ESALQTec, incubadora tecnológica da universidade ESALQ/USP e ao Vale do Silício Brasileiro do Agronegócio, disponibilizam ao agronegócio nacional técnicas computacionais exclusivas que permitem, entre outros resultados, a obtenção das linhas de espaçamento e colheita – que podem ser exportadas para a utilização em piloto automático em colhedora de cana, evitando assim o pisoteio – além da análise completa de falhas de plantio ou estande.

O Diretor Técnico da SomoAgro, Dr. Mark Spekken, afirma que “os resultados obtidos com a criação do Inforow são possíveis devido à popularização dos Drones e VANTs e avanço das ferramentas computacionais para mosaicamento, georreferenciamento de acurácia e ortoretificação de imagens aéreas de alta resolução. Nosso algoritmo otimizado e exclusivo, proporciona eficiência para o processamento de uma nuvem de pontos correspondentes à copa dos perfilhos de cana, permitindo a restituição da fileira brotada e das falhas de estande em área total”.

Sendo utilizado com sucesso atualmente pelo Grupo São Martinho, Grupo Tereos e em mais 11 empresas, acumulando 80.000 hectares processados, você pode conhecer mais pelo site da Agrodata.

Gestão Inteligente de Imóveis Rurais

Este tema será destaque na programação do MundoGEO#Connect 2018, que será realizado de 15 a 17 de maio em São Paulo (SP).

Confira a programação completa e veja como foi a última edição, que reuniu mais de 3 mil participantes:

Com informações da Assessoria de Comunicação do Serviço Florestal Brasileiro (SFB)