Esta é a primeira versão da série 3.x e vem com várias novas funcionalidades

Acaba de ser anunciado o QGIS 3.0 Girona, uma homenagem à cidade espanhola onde aconteceu o 15º Encontro de Desenvolvedores do software.

Criado em 2002, o QGIS é um potente software livre de Sistema de Informação Geográfica (SIG) que tem experimentado recentemente uma grande evolução e crescimento, com o lançamento de sucessivas versões.

Esta é a primeira versão da série 3.x e vem com várias novas funcionalidades. Por outro lado, a versão estável mais recente e confiável ainda é a Long Term Release (LTR) 2.18, denominada Las Palmas.

LTR significa que esta versão conta com suporte a longo prazo, até que seja lançada a versão LTR seguinte que vai substituí-la. Uma versão LTR não permite a introdução de novidades, de forma que o trabalho se concentra na melhora da mesma, corrigindo erros ou bugs, para torná-la cada vez mais estável.

Após quase três anos de desenvolvimento, agora que o QGIS 3.0 foi lançado espera-se que em breve sejam anunciados os pacotes de instalação para os diferentes sistemas operacionais.

Mas ainda que a versão 3.0 não esteja disponível para download, já podemos ter uma prévia do que vem por aí a partir da versão de desenvolvimento 2.99.

Dentre as novidades do QGIS 3.0 – segundo Diego Alonso, especialista en QGIS – estão:
• Vistas interativas completamente integradas de mapas 3D
• Nova ferramenta de seleção de entidades por atributos
• Novas opções para edição de etiquetas
• Melhoras no comportamento na ferramenta de nós
• Interface com múltiplas vistas de um mesmo mapa
• Administrador de fontes de dados unificado
• Execução de algoritmos em segundo plano

Geoinformação & Disrupção: Criando Novos Mercados

Como a cadeia produtiva da Geoinformação pode se adaptar às rápidas e constantes mudanças que estão ocorrendo e também buscar novos mercados?

Toda esta evolução digital está baseada em tecnologia móvel, a combinação de inteligência artificial e a observação da Terra, serviços automatizados de localização, big data e análises geográficas em tempo real.

No seminário Geoinformação & Disrupção, que vai acontecer no dia 15 de maio na abertura do MundoGEO#Connect 2018, especialistas estarão reunidos para debater estas tendências e desvendar os melhores caminhos para as empresas do setor continuarem a prover soluções para uma cadeia consumidora corporativa da análise geográfica cada vez mais ampla e exigente.

Veja a programação completa e confira como foi a última edição, que contou com mais de 3 mil participantes: