Criação do Observatório foi formalizada na Smart City Expo Curitiba 2018

smart city expo curitiba 266x300 Acordo cria Observatório Brasileiro de Cidades Inteligentes no Vale do SilícioA Assespro (Federação Nacional das Empresas de Software) , o IBQP (Instituto Brasileiro da Qualidade e Produtividade) e o iCities Smart Cities Solution lançaram na tarde da última quinta-feira (1/3) o OBCI (Observatorio Brasileiro das Cidades Inteligentes), com escritório em São Francisco, nos Estados Unidos. A formalização do acordo contou ainda com a presença do prefeito de Curitiba, Rafael Greca, e do presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento, Frederico Lacerda.

O acordo tem a chancela do Consulado Geral do Brasil em São Francisco, representado pelo embaixador Pedro Henrique Lopes Bório. Ao conhecer a iniciativa, o embaixador manifestou seu apoio para a instalação do OBCI na cidade do Vale do Silício.

O nascimento do observatório ocorre em momento decisivo da maturidade do ambiente de cidades inteligentes no país, com a realização do Smart City Expo Curitiba, evento do consórcio espanhol Fira Barcelona Internacional, entidade de maior prestígio mundial nas iniciativas para o desenvolvimento de cidades inteligentes no mundo.

“O Brasil tem a obrigação de se manter na vanguarda das cidades inteligentes depois de receber o reconhecimento da Fira Barcelona com a realização do Smart City Expo. A função do OBCI vai ser acompanhar de perto as discussões em São Francisco, numa conexão direta com o Vale do Pinhão”, afirmou o embaixador Bório, em depoimento gravado em vídeo.

O papel do observatório será de extrema relevância para o Brasil, servindo de referência oficial para as entidades e legisladores se atualizarem sobre o ambiente regulatório do mundo moderno. As cidades estão cada vez mais conectadas com seus cidadãos, que por sua vez ganham crescente voz ativa e participação nas questões cotidianas.

É por causa da complexidade da vida em sociedade e da dinâmica da sobrevivência que é tão premente prover os gestores públicos e legisladores de todas as formas possíveis de conhecimento no trato regulatório. O trabalho do OBCI será de pesquisar, traduzir e disseminar conhecimento de interesse público.

“O IBQP terá papel fundamental nesse processo, diante da ampla experiência e know-how em pesquisas, sendo a maior autoridade em pesquisa do empreendedorismo no Brasil como realizador da pesquisa GEM – Global Entrepreneurship Monitor para Babson e London Business School”, diz Robert Janssen, diretor internacional da Assespro Nacional, um dos articuladores do acordo.

O iCities foi escolhido pela Fira para promover seu evento no Brasil, na cidade de Curitiba, justamente pelo reconhecimento como empresa precursora dos debates para o desenvolvimento de cidades mais inteligentes e humanas. É a empresa que mais realizou eventos, seminários e consultorias para o desenvolvimento sustentável das cidades no Brasil até hoje.

2d82e157 55c5 4a0f 92f8 dffa5e752572 600x400 Acordo cria Observatório Brasileiro de Cidades Inteligentes no Vale do Silício

Criação do Observatório Brasileiro de Cidades Inteligentes no Vale do Silício (Foto: Michel William)

Tulio Severo Júnior, presidente do IBQP, confirma que “o iCities é a inteligência em smart cities no Brasil, é a inteligência do Observatório Brasileiro, é a empresa com maior número de acordos de cooperação com universidades internacionais, e que nos permitirá ter a mais ampla cobertura para reunir as melhores referências legislativas para esse programa”.

“A diretoria da Assespro, que tem presença nacional e internacional, foi fundamental na articulação desse acordo. O diretor Robert Janssen nos procurou há cerca de seis meses para desenvolvermos um amplo estudo em conjunto e hoje podermos lançar oficialmente o observatório”, relembra André Telles, dretor e fundador do iCities.

Geo nas Cidades

O uso de Geotecnologia nas Cidades Inteligentes será destaque no MundoGEO#Connect 2018, maior evento de Geo da América Latina que vai acontecer de 15 a 17 de maio em São Paulo (SP).

Confira a programação completa e veja a seguir os destaques da edição anterior: