Aplicativos são fruto de um trabalho colaborativo com acadêmicos e professores da UFSM

Com mais de 200 mil instalações desde 2013, distribuídas entre os 20 aplicativos que disponibiliza gratuitamente na Google Play Store, o Laboratório de Geomática da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) foi listado pelo site Appbrain no grupo restrito do Top 5% dos desenvolvedores com o maior número de aplicativos disponíveis na categoria Ferramentas (“Tools”) para telefones celulares que usam o sistema Android.

Na mesma categoria, o laboratório também está entre os 10% com maior número de instalações nos últimos 30 dias e sua nota média de 4,37 (sendo 5 o conceito máximo) o coloca entre os 10% com melhor avaliação dos usuários.

Entre os aplicativos desenvolvidos pelo laboratório, os de maior sucesso são o C7 GPS Dados e o C7 GPS Malha, cada um com número de instalações superior a 50 mil. Ambos têm entre as suas principais ferramentas a medição de terrenos, com a diferença de que o Malha é voltado principalmente para a agricultura de precisão, enquanto que o Dados é mais adaptável a finalidades diversas.

Por serem de manejo simples, fácil e eficiente, esses dois aplicativos têm se difundido espontaneamente por todo o Brasil, graças a uma eficiente publicidade boca-a-boca (ou, nesse caso, de celular para celular) protagonizada por profissionais de diferentes áreas de atuação. Destacam-se entre os seus usuários, por exemplo, agricultores e prefeituras espalhadas pelo país e a Polícia Militar Ambiental de São Paulo.

Na última semana, o Laboratório de Geomática da UFSM disponibilizou um novo aplicativo na Play Store, o C7 Geotopo, o qual tem por objetivo “a obtenção de coordenadas geográficas de pontos com o uso do GPS do dispositivo e sobre imagens de satélite do Google Maps e a execução de processamentos com cálculos topográficos diversos, registro de arquivos geográficos, entre outras funções”. O novo app teve 26 instalações apenas em seu primeiro dia na loja virtual do Google.

O coordenador do laboratório, professor Enio Giotto, enaltece a conquista ressaltando que todos esses aplicativos são fruto de um trabalho colaborativo com acadêmicos e professores da UFSM. Além disso outros cinco aplicativos desenvolvidos no laboratório – os quais são identificados pela marca C7 – devem ser disponibilizados neste ano na Play Store.

A letra e o número escolhidos para a marca remetem ao software do Projeto CR Campeiro, cuja versão Nº 7 é a mais difundida. Atualmente o programa conta com cerca de 4 mil usuários cadastrados, entre agricultores e pecuaristas de todo o Brasil. Disponibilizado gratuitamente, o CR Campeiro é um programa abrangente de gestão rural, que proporciona aos produtores o controle de suas propriedades nos mais diversos aspectos, incluindo registro de animais, máquinas, equipamentos e implementos agrícolas, benfeitorias, cadastro de propriedade, coordenadas geográficas manejo de e campos e pastos.

A maioria dos aplicativos disponibilizados pelo Laboratório de Geomática tem as suas funcionalidades associadas ao programa CR Campeiro. Elas incluem a obtenção de coordenadas geográficas e localização de áreas, estatísticas sobre nutrição de animais, estimativas para o preço da soja, registro de dados sobre o rebanho bovino e levantamento de áreas florestais, entre outras.

O laboratório também desenvolveu outros aplicativos que não são disponibilizados para o público em geral, pois são de uso específico de entidades e instituições, via convênio com a UFSM. Para a Prefeitura de Santa Maria, o laboratório desenvolveu no ano passado, por exemplo, um aplicativo para o mapeamento das estradas rurais do município e outro voltado para o combate à leishmaniose.

Geoinformação & Disrupção: Criando Novos Mercados

Como a cadeia produtiva da Geoinformação pode se adaptar às rápidas e constantes mudanças que estão ocorrendo e também buscar novos mercados?

Toda esta evolução digital está baseada em tecnologia móvel, a combinação de inteligência artificial e a observação da Terra, serviços automatizados de localização, big data e análises geográficas em tempo real.

No seminário Geoinformação & Disrupção, que vai acontecer no dia 15 de maio na abertura do MundoGEO#Connect 2018, especialistas estarão reunidos para debater estas tendências e desvendar os melhores caminhos para as empresas do setor continuarem a prover soluções para uma cadeia consumidora corporativa da análise geográfica cada vez mais ampla e exigente.

Veja a programação completa e confira como foi a última edição, que contou com mais de 3 mil participantes: