Cada vez mais presente em nosso cotidiano, a Internet das Coisas (IoT, do inglês Internet of Things) tem proporcionado boas experiências e oportunidades para os consumidores e empresas

De acordo com o grupo de pesquisa Kantar TNS, no Brasil, o uso de smartphones cresceu 3,5 vezes, passando de 14%, em 2012, para 62% em 2016.

Segundo dados revelados pelo IBGE, mais de 92% dos brasileiros usam o smartphone como principal meio de acesso à internet e as buscas usadas ‘próximo de mim’ aumentaram 75% em 2017, o que mostra que cada vez mais os consumidores estão buscando por serviços que ofereçam a melhor experiência em curto prazo na sua decisão de compra baseadas na geolocalização.

Com a expansão dessa tecnologia, as marcas têm buscado uma maior aproximação com seus clientes por meio de serviços que tornam mais agradável a jornada do cliente. Abaixo, seguem algumas empresas que oferecem soluções baseadas na aproximação que aprimoram a prestação de serviços e a experiência dos consumidores.

Supermercado Now

O Supermercado Now, maior plataforma brasileira de supermercado online, tem como objetivo facilitar a compra de bens básicos e recorrentes com mais comodidade e rapidez. Além disso, a startup visa o melhor custo benefício e experiência de compra satisfatória para seus usuários.

Por meio da geolocalização, o consumidor pode ter acesso aos supermercados mais próximos de sua casa e, com isso, conciliar melhor o tempo das suas compras com a sua rotina diária. Dessa forma, é possível otimizar melhor suas atividades e garantir que os produtos frescos sejam entregues com a mesma qualidade. A plataforma reúne “shoppers” que vão até locais mais próximos do endereço de entrega do cliente para escolher produtos de acordo com lista prévia e preferências.

GhFly e Restaurantes Madero

Fundada em 2012, a GhFly é uma agência referência em marketing digital e líder em performance. Com escritórios em Curitiba e São Paulo, a agência está em forte expansão no mercado brasileiro e é especializada em gestão de campanhas criativas e inovadoras com foco em resultado, aliando mídia online com um formato de consultoria.

No fim de 2014, a rede de restaurantes Madero procurou a GhFly com o objetivo aumentar sua presença online dando suporte a todas as unidades do restaurante espalhadas pelo mundo e gerar engajamento social a ponto de levar o público ao Madero mais próximo.

Por meio de uma segmentação precisa da audiência, a empresa utilizou estratégias mobile com anúncios focados em impactar usuários que estão nas proximidades dos restaurantes, trazendo ofertas exclusivas de acordo com o horário do dia e as características culturais das regiões onde se localizam os estabelecimentos. Todos os usuários que dirigem ao redor de uma das unidades do Madero espalhadas pelo mundo são impactados pelos anúncios no aplicativo Waze e pelo “get directions” do Facebook, responsáveis por entregar um mapa de navegação a todos aqueles que clicam nos anúncios com interesse de visitar o Madero mais próximo.

Geotecnologias Disruptivas

A inovação disruptiva está relacionada a um produto ou serviço que cria um novo mercado e desestabiliza os concorrentes que antes o dominavam.

É geralmente algo mais simples, mais barato do que o que já existe ou algo capaz de atender um público que antes não tinha acesso ao mercado. Em geral, começa servindo um público modesto até que abocanha todo um segmento.

No seminário Geoinformação & Disrupção, que será realizado no dia 15 de maio em São Paulo (SP) na abertura do MundoGEO#Connect 2018, especialistas estarão reunidos para debater estas tendências e desvendar os melhores caminhos para as empresas do setor continuarem a prover soluções para uma cadeia consumidora corporativa da análise geográfica cada vez mais ampla e exigente.

Veja a programação completa e confira como foi a última edição, que contou com mais de 3 mil participantes:

Nos vemos lá!