Abordagem de padrões abertos fomentará uma maior troca de dados em todo o ecossistema de transporte, aumentando a segurança, eficiência e conforto para os passageiros

Um ecossistema aberto de tecnologias de ponta trabalhando juntas será o coração dos sistemas automatizados de transporte do futuro. Essa é a visão compartilhada da Renovo (Renovo.auto), uma empresa de tecnologia de software de mobilidade, e da HERE Technologies (here.com), líder global em serviços de mapeamento e localização.

Hoje, as duas empresas anunciaram uma parceria para implantar interfaces abertas para veículos altamente automatizados. Para as empresas, uma abordagem de padrões abertos fomentará uma maior troca de dados em todo o ecossistema de transporte, aumentando a segurança, eficiência e conforto para os passageiros.

Na primeira fase da colaboração, a Renovo e a HERE estão trabalhando em uma nova interface de tecnologia para maximizar a utilidade dos dados de sensores gerados por frotas de veículos automatizados na atualização de mapas altamente precisos.

app com reconhecimento de geolocalizacao 300x168 HERE firma parceria para melhorar as interfaces de veículos autônomosAs empresas pretendem disponibilizar a interface para frotas de veículos altamente automatizados com o sistema operacional AWare da Renovo, permitindo que forneçam dados que podem ser usados ​​para atualizar um serviço como o HD Live Map, o serviço de mapeamento para veículos automatizados da HERE.

Este serviço utiliza diferentes tipos de dados de sensores para identificar mudanças no mundo real e fornecer um mapa de alta precisão e atualização contínua em toda a rede rodoviária. Um veículo automatizado, que é equipado com o HERE HD Live Map sabe exatamente onde está e tem uma melhor compreensão do que está por vir e o que deve fazer em diferentes cenários.

“À medida que construímos a infraestrutura de dados necessária para carros autônomos, a colaboração entre os principais fornecedores de tecnologia e entre setores é essencial”, afirma Edzard Overbeek, CEO da HERE Technologies. “Com a AWare, a Renovo possui um poderoso sistema operacional para veículos automatizados. Nossa parceria e integração no ecossistema AWare ajudará a expandir o acesso a dados que são vitais para a construção de sistemas de mobilidade automatizados nos quais as pessoas podem confiar”, complementa.

“A HERE Technologies é um dos principais players de serviços de mapeamento e localização com uma ousada Visão Mundial Autônoma, e estamos muito satisfeitos em firmar essa parceria com eles”, diz Chris Heiser, CEO e cofundador da Renovo. “Nós permitimos que nossos clientes desenvolvam e implementem frotas de veículos altamente automatizados, e essas implementações são possíveis graças a um ecossistema aberto de tecnologias de ponta”, finaliza.

A HERE é uma empresa de capital fechado apoiada por vários investidores: Audi, BMW, Bosch, Continental, Daimler, Intel e Pioneer. Com essa parceria, a Renovo se une a um dos maiores ecossistemas tecnológicos do setor automotivo.

A AWare já está alimentando frotas de veículos altamente automatizadas em estradas públicas e privadas, incluindo a Voyage.auto. A HERE é a mais nova adição ao ecossistema AWare em rápido crescimento que inclui a Samsung, a Verizon, a Velodyne LiDAR, a Parsons, a INRIX, a Argus Cyber ​​Security, a Affectiva, a Phantom Auto, a Metamoto, a Understand.ai, a NIRA Dynamics e a Bestmile.

Mapeamento com Drones

O uso de drones em atividades de mapeamento será tema de dois cursos (básico + avançado) que vão acontecer durante o DroneShow Plus 2018, de 6 a 8 de novembro em São Paulo (SP). Confira a programação completa e garanta sua vaga!

A importância de mapas de alta precisão foi tema de debates no MundoGEO#Connect 2018, que aconteceu em maio passado na capital paulista. Confira um resumo do evento: