Sabia que o Google Earth serve para mais do que ver imagens de satélite e localizar a sua casa? Sabia que agora o Google Earth Pro é gratuito? Já precisou de usar as tecnologias geoespaciais e não sabia como? Sabia que agora já pode importar arquivos SHP para o Google Earth? Estas e outras questões são frequentes para quem, como eu, ministra formação e divulga tecnologia geoespacial há mais de 10 anos e trabalha com o Google Earth desde o seu lançamento em 2005.

O que era de acesso limitado e quase exclusivo a institutos públicos, a especialistas e a empresas com capital para adquirir os dados geográficos, a partir de 2005 com o surgimento das várias ferramentas Google Geo (Google Earth, Google Maps, Google StreetView, … ) houve uma nova abordagem que fez mudar o paradigma do acesso a dados. Estas novas ferramentas vieram abrir novos horizontes e possibilitaram a criação de muitas áreas de negócios para os profissionais na área das Geotecnologias. Este ano, a empresa Google veio revolucionar novamente o mundo da geotecnologia disponibilizando gratuitamente a versão profissional do Google Earth. Basta fazer o download do Google Earth Pro e seguir as indicações de instalação. Agora, depende de cada um de nós saber tirar partido desta ferramenta para proveito lúdico e/ou profissional, gratuitamente.

A parceria com o Instituto GEOeduc traduziu-se no novo curso online do software Google Earth Pro, lançado a 19 de junho de 2015. Este curso pretende ajudar os interessados no potenciamento deste software, aumentando a produtividade e melhorando a apresentação de conteúdos cartográficos, elevando os seus níveis de trabalho para níveis de um verdadeiro profissional de geoprocessamento. Assim, o “Curso prático online Google Earth Pro com ferramentas avançadas” vem colmatar uma lacuna no mercado de educação à distância, totalmente em português. Com exercícios práticos e vídeos demonstrativos da aplicação das diversas ferramentas e acesso exclusivo a arquivos de Portugal e Brasil de apoio à sua execução. Este é o curso indicado para quem gosta e precisa de usar tecnologias geoespaciais. E atenção!!! Acaba hoje, dia 25, a campanha especial de lançamento que inclui desconto no preço de inscrição e ainda o acesso a dois cursos de curta duração: “Criação de mapas temáticos” e “Iniciação ao geoprocessamento”, entre outros bônus. Veja quais os bônus e benefícios clicando aqui.

Para o lançamento do curso, o MundoGEO realizou um Webinar em que participaram 1750 pessoas que assistiram à apresentação “Google Earth Pro grátis: como tirar o máximo proveito?”. Um record nos mais de 300 webinars organizados pela MundoGEO e pelo Instituto GEOeduc. Foram apresentados alguns dos conteúdos do curso, bem como as ferramentas avançadas que se passou a dispor com o acesso gratuito do Google Earth Pro. Se não conseguiu assistir, veja na integra o replay da apresentação. Pode ainda visualizar a apresentação deste webinar em Google Slide, com a possibilidade de comentar e colocar qualquer dúvida.

Este curso vai permitir adquirir conhecimentos no manuseamento do Google Earth e nos comandos tradicionais como a adição e caracterização de elementos cartográficos em mapas e a sua apresentação dinâmica, bem como trabalhar com dados GPS. O curso também irá focar as novas opções da versão Pro, tais como: o acesso a mais opções de interoperabilidade de dados (importação de SHP, GeoTIFF, CSV, etc), ferramentas avançadas (cálculo de áreas em 2D e 3D, altura de elementos, circunferências, áreas de visibilidade), geocodificação automática de lista de endereços, regionalização de mapas vectoriais e imagens, entre outras opções avançadas. O curso não se vai restringir ao uso do Google Earth para criar arquivos KML. Como o formato nativo do Google Earth (KML) é de código aberto e facilmente reconhecido por outras plataformas, desafia-se os formandos a aproveitarem vários sites de internet e ferramentas gratuitas que geoprocessam arquivos KML: cálculo de buffers, identificação de pontos dentro ou fora de um determinado polígono, georreferenciamento de imagens, criação automática de listagem de cálculo de áreas de polígonos existentes num KML, são alguns desses geoprocessamentos. Veja alguns vídeos-exemplos com exercícios práticos da aplicação das ferramentas do Google Earth Pro e comece hoje mesmo a tirar partido das ferramentas avançadas.