O Ibama anunciou a suspensão temporária das autorizações para queimadas em torno de 25 das 207 Unidades de Conservação Federais (UC"s), como parques, área de proteção ambiental e reserva extrativista, identificadas como as mais propícias a ocorrência de incêndios.
O proprietário rural que desrespeitar a determinação do Ibama terá sua propriedade identificada e multada. O Ibama localizará a propriedade por meio de dados georreferenciados (informações por satélites) e aplicará a multa de R$ 1.500,00 por hectare queimado ilegalmente, que enviará ao infrator através dos Correios.
As UC"s com autorizações suspensas para queimas são: Gurupi, Tapirapé, Sete Cidades, Urucui-Uma, Serra da Capivara, Araguaia, Serra das Confusões, Raso da Catarina, Chapada Diamantina, Jaru, Pacaas Novos, Iquê, Serra das Araras, Chapada dos Guimarães, Peruaçu, Brasília, Pau Brasil, Pantanal Matogrossense, Emas, Descobrimento, Serra da Bodoquena, Serra do Cipó, Sooretama, Serra da Canastra e Caparaó.
A prioridade do Ibama é reduzir o número de incêndios florestais nas Unidades de Conservação Federais. A responsabilidade legal do Ibama é combater queimadas e incêndios nas UC"s federais. O restante é de responsabilidade dos estados e municípios.