O exercício profissional relacionado à área tecnológica na administração pública direta e indireta começou a ser debatido nesta sexta-feira, 10 de agosto, em encontro entre o presidente do CREA/RS, arquiteto Edson Luis Dal Lago e o diretor de obras da Secretaria Estadual da Obras Públicas e Saneamento, Marcos Trindade.
O objetivo do Conselho é fazer com que seja cumprida a Lei Federal nº 5.194/66 que prevê que os cargos e funções vinculados às profissões de engenheiro, arquiteto, agrônomo, geólogo, geógrafo, meteorologista, tecnólogo e técnico de segundo grau sejam executados por profissionais legalmente habilitados e devidamente registrados no CREA/RS.
A atuação do Conselho gaúcho é voltada para a segurança da sociedade, no sentido de protegê-la assegurando que os trabalhos da área tecnológica sejam exercidos por pessoas e empresas legalmente habilitadas.
Para tanto, o CREA/RS solicitou ao Governo do Estado uma listagem com os nomes e títulos profissionais de seus funcionários que executem qualquer atividade técnica ligada ao exercício destas áreas.