Identificar os monumentos geológicos, patrimônios naturais do estado do Rio de Janeiro e fortalecer o potencial turístico das regiões são os principais objetivos do projeto "Caminhos Geológicos".

A iniciativa pioneira do Departamento de Recursos Naturais (DRM-RJ), órgão vinculado à secretaria de Energia, Indústria Naval e Petróleo, prevê a instalação de mais de cem placas em várias regiões do estado até o fim de 2002. O projeto é inspirado em experiências bem-sucedidas nos Estados Unidos, Canadá e Espanha, entre outros, onde os monumentos geológicos (falhas tectônicas, formações rochosas, vulcões e sítios paleontológicos) são tombados e transformados em museus ao ar livre, com a colocação de painéis explicativos sobre sua evolução geológica e modo de formação. Nestes locais foram instaladas placas indicativas e explicativas.

As placas indicativas, colocadas nas rodovias, mostram as entradas e trajetos para os pontos geológicos de interesse, como, mirantes, parques e museus.

As explicativas, colocadas nos pontos de parada, mostram a história de formação dos monumentos geológicos com textos, mapas, perfis e fotos. Para obter fotos e informações complementares sobre o projeto, que começou por Búzios, acesse a home page www.drm.rj.gov.br/geo.