O satélite Quick Bird foi lançado quinta-feira (18/10), pela empresa americana DigitalGlobe, na base da Força Aérea da Califórnia, EUA. De acordo com a DigitalGlobe, o Quick Bird é um satélite multiespectral com alto grau de precisão cartográfica (5 metros e resolução espacial de 60 cm) que vai operar com imagens no infra vermelho e no infra vermelho próximo.
O novo satélite vai operar com orbital sol-sincrona de 98 graus de inclinação e 450 Km da superfície. Seu tempo de revisita é de 1 a 3 dias, dependendo da latitude e resolução. Outra novidade é a área mínima de aquisição. A empresa vai comercializar áreas mínimas de 64 Km².
O mercado aguarda o lançamento com grande expectativa, pois o Quick Bird é um satélite comercial que vai fazer concorrência com o Ikonos, da Space Imaging. A tendência é que a concorrência faça baixar o preço das imagens de satélites de alta resolução, em razão das novas possibilidades para estudos e aplicação das imagens. De acordo com o diretor da empresa Intersat, Luis Leonardi, o Quick Bird vai ser uma referência.
"O satélite vai disponibilizar novos dados tornando o produto mais acessível financeiramente", afirma Leonardi. A Intersat é a representante exclusiva no Brasil para a comercialização das imagens e está ampliando sua cadeia de distribuidores visando o melhor atendimento dos clientes.