O CTA (Centro Técnico Aerospacial), com sede em São José dos Campos (SP), deve lançar no início do próximo ano o seu balcão de negócios. O serviço será direcionado à comunidade civil e tem o objetivo de buscar novos oportunidades de negócios para o CTA.
O anúncio do projeto foi feito na semana passada, durante a abertura da 1ª Expoar (Exposição Aeronáutica de São José dos Campos). Com isso, o CTA vai buscar parcerias com empresas que queiram usar os institutos do CTA para o desenvolvimento de pesquisas e novas tecnologias.
Os recursos gerados com as parcerias devem ser revertidas para o comando da Aeronáutica e o início das atividades do balcão depende da conclusão da legislação que irá regulamentar o serviço. Na 1ª Expoar, a discussão sobre a política de defesa nacional foi considerada importante por estimular a indústria aeronáutica a investir em atividades de pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias.
No evento, foi dito que a Aeronáutica está testando um novo sistema de defesa que deve ser instalado em todas as aeronaves do país.
De acordo com a Aeronáutica, o novo sistema deve ser o futuro da navegação aérea no país, quando os pousos e decolagens serão monitorados pelo sistema de geoprocessamento.