O Atlas Geoquímico do Paraná foi lançado na terça-feira (23/10) durante o VIII Congresso Brasileiro de Geoquímica (VIII CBGq) e I Simpósio de Geoquímica dos Países do Mercosul. Os eventos estão sendo realizados simultaneamente em Curitiba desde domingo e reúnem profissionais de diversas especialidades até sexta-feira, dia 26.

O Atlas, lançado pelo governo do Estado, trata da distribuição geográfica dos elementos químicos no território paranaense. O trabalho identifica as áreas onde há abundância e carência dos elementos químicos, permitindo que as informações sejam utilizadas de forma multidisciplinar, em geologia, prospecção mineral, monitoramento ambiental, planejamento agrícola e até em medicina.

Do VIII CBGq estão participando palestrantes dos Estados Unidos, Canadá, Finlândia e de vários estados brasileiros. Além dos geoquímicos (geólogos que trabalham em prospecção, pesquisa mineral, petrologia, química mineral, exploração de petróleo, laboratórios, etc.), integram o público alvo do evento profissionais de diversas especialidades, como ambientalistas, agrônomos, sanitaristas, consultores de engenharia e meio ambiente, entre outros.

+Informações www.geologia.ufpr.br/8cbgq