Na semana passada, o Inpe colocou na internet a versão 3.5.1 do SPRING-Windows para download. A mesma versão estará disponível em CD-ROM a partir do dia 30 de novembro.

O novo SPRING cria e adiciona novas classes ao modelo temático, quando se faz a importação da entidade como identificadores de polígonos, linhas e pontos.

Entre vários progressos, o Inpe relaciona os seguintes pontos sobre o software: exportação GEOTIFF partindo de todas as projeções, menos Bipolar; inclusão de símbolos no Scarta no formato BMP (24 bits); salvar imagem realçada da tela no formato TIFF, através da janela "Realce", sem necessidade de criar um PI; exportar num mesmo arquivo DXF-R12, porém em layers diferentes, as isolinhas, pontos cotados e linhas de quebra; entre várias outras novidades.

A nova versão passa ainda utilizar bancos de dados com gerenciadores Access 2000 e exportação em ShapeFile para dados numéricos, temáticos e cadastrais.

Assim, no caso cadastral deverá ser escolhido o objeto a ser exportado. Para temático e cadastral será criado um shape para cada entidade, isto é, ponto, linha e polígono, caso o mapa tenha mais de uma entidade.

Os conversores E00, Shape e MID/MIF para ASCII-SPRING agora podem ser executados diretamente da interface Windows e o usuário pode escolher para qual modelo (temático, cadastral, redes ou numérico) do SPRING serão convertidos os dados.

Confira no endereço http://www.dpi.inpe.br/spring/portugues/download.html