O Guia Philips da Amazônia, da editora Horizonte Geográfico, é resultado de três anos de trabalho e 15 viagens, que envolveram uma equipe de cerca de 30 pessoas (entre repórteres e fotógrafos). A publicação, segundo o diretor editorial Peter Milko, é a primeira do mundo a abordar exclusivamente a Amazônia brasileira e contou com a participação de diversos colaboradores, como pesquisadores do Instituto de Pesquisa da Amazônia (INPA) e da Universidade de São Paulo (USP).
A publicação, de 340 páginas, dá dicas de hotéis, restaurantes, atrações e roteiros para visitar no Amazonas, Pará, Acre, Rondônia, Roraima, Amapá e norte do Mato Grosso.
Entre as informações, estão desde teorias da origem da biodiversidade amazônica, passando pelos principais problemas ambientais e as alternativas de desenvolvimento para a floresta, até indicações de passeios de barco e programas de ecoturismo em Reservas Extrativistas. Segundo Peter Milko, o Guia Philips da Amazônia é o segundo de um projeto de cinco publicações, que já conta com o Guia do Pantanal.
O próximo lançamento, previsto para o próximo ano, é um Guia de Parques Nacionais. A publicação pode ser encontrada em bancas e livrarias ou pelo site www.horizonte geografico.com.br.