A empresa curitibana Maxidata criou o "Sistema de Proteção Florestal", desenvolvido com técnicas de geoprocessamento para ser utilizado no combate ao fogo. O sistema permite que grandes área de reflorestamento sejam monitoradas a partir da integração de mapas digitais da região com informações contidas em banco de dados das áreas reflorestadas.

Para maior precisão de análise, o sistema deve conter o registro de todas as informações referentes às áreas monitoradas, como características de área plantada, espaçamento, espécie, desbaste, data do plantio e poda; equipes e veículos que estão no campo e o tipo de ferramentas utilizadas.

A leitura de equipamentos como estações climáticas que medem a umidade do ar, temperatura e sentido do vento devem ser cadastradas diariamente. O foco de incêndio é localizado por Torres de Monitoramento que ficam dispostas em locais estratégicos nas áreas de reflorestamento.

Através delas podem ser disponibilizados até três ângulos diferentes do foco de incêndio. As medidas destes ângulos são informadas ao sistema e a partir do cruzamento de dados são mostradas no mapa quais as áreas prováveis atingidas pelo fogo e o grau de perigo em cada talhão.

O sistema proporciona ao operador verificar no mapa onde estão as equipes, quais as ferramentas que cada uma possui e, assim, enviar ao local a equipe mais apropriada ao caso. No mesmo mapa, é possível obter dados sobre as áreas atingidas e as que correm risco.

Mais informações no site www.maxidata.com ou pelo telefone (41) 332-5622.