Nesta última revista de 2001, reafirmamos nossos objetivos editoriais de contribuir para o crescimento e amadurecimento do mercado de geoinformação no Brasil.

Temos baseado nossa linha editorial no tripé informação, reflexão e transformação. Como mídia específica nos propomos a informar aos leitores com total isenção tudo que de mais importante está acontecendo no setor no Brasil e no mundo, quer seja através de notícias, reportagens ou relato de nossos colaboradores. Esperamos que este conteúdo provoque reflexão e auxilie os leitores a formar uma melhor opinião sobre o tema. Por fim espera-se que após esta reflexão, o leitor possa se atualizar e se for o caso transformar seus conceitos e idéias visando obter melhores resultados em seus projetos.

Para pautar sempre os melhores temas, investimos em ações que nos permitam estar em freqüente sintonia com o mercado. Pesquisas na internet, participações em congressos e feiras, visitas técnicas e constantes reuniões internas. Além de contar com a valiosa colaboração de nossos colunistas e colaboradores na produção de notícias, artigos e reportagens.

Pesquisa de opinião

Gostaríamos de conhecer melhor o grau de satisfação de nossos leitores em relação à qualidade editorial da revista infoGEO. Para isso estamos enviando um pesquisa em carta anexa a esta edição, com algumas perguntas, cujas respostas irão nos orientar para produzir a infoGEO cada vez mais de acordo com as necessidades de nossos leitores. (a pesquisa também pode ser respondida em www.mundogeo.com.br)

Para nós é muito importante conhecer sua opinião sobre a revista infoGEO. Só assim podemos aferir melhor a qualidade editorial de nosso trabalho e prosseguir na busca do objetivo de informar cada vez melhor.

Números de conteúdo do Portal MundoGEO

Da mesma forma que a proposta editorial da revista, a geração de conteúdo do Portal MundoGEO também aposta na transformação do mercado a partir da divulgação de opiniões, artigos, entrevistas e relatos de caso de usuários. Junto com nossa equipe técnica interna, são dezenas de profissionais que estão colaborando conosco para produzir uma quantidade rica de informações.

Costumamos afirmar aqui na editora que, após o lançamento do Portal, nossa rotina se alterou tanto que parece que estamos produzindo duas em vez de uma revista só. Estão à disposição dos assinantes do conteúdo exclusivo do Portal, 90 textos entre colunas, entrevistas, relatos de caso e artigos. A cada mês são 12 novos textos que vão para o Portal. Em 2 meses são 24, volume superior ao que a revista infoGEO publica em cada edição.

Além disso, o Portal após 6 meses de lançamento já gerou mais de 1.100 notícias com atualização diária e centenas de outras informações na área de links do setor, cursos, eventos, bibliografia e trabalhos acadêmicos. Todos nestes casos com acesso livre, ou seja, sem necessidade de assinatura.

Números do comércio eletrônico
(E-Commerce) do Portal

Junto com o avanço do comércio eletrônico, o e-commerce do Portal MundoGEO cresce e está se consolidando como mais um canal de venda de produtos do setor. Até agora são mais de 1.000 transações concretizadas, responsáveis pela distribuição de mais de 1.750 produtos, entre assinaturas, livros, equipamentos e acessórios.

Comprovando a força da internet: 60% destas transações foram feitas por internautas que residem fora das capitais. Desta forma, o Portal MundoGEO avança no seu objetivo de se tornar a maior referência no setor no país, quer seja na geração de conteúdo de qualidade, ou na oferta de produtos na sua área de e-commerce ou em suas vitrines virtuais.

Um bom Natal a todos e Feliz Ano Novo.

Emerson Zanon Granemann é engenheiro cartógrafo e editor da infoGEO.
Emerson@infogeo.com.br