O Instituto Tecnológico do Estado de Pernambuco (ITEP) apresentou ontem (6/12) na sua sede, em Recife, a primeira etapa do projeto de sensoriamento remoto e geoprocessamento dos estuários do Canal de Santa Cruz e do Rio Jaguaribe, localizados na Ilha de Itamaracá, na Grande Recife.
A proposta da pesquisa é gerar informações a respeito de uso e ocupação do solo que sejam utilizadas na preservação e no monitoramento ambiental das duas áreas, sob a responsabilidade da Companhia Pernambucana de Meio Ambiente (CPRH). O estudo terá a duração de um ano.
O ITEP conta com um Laboratório de Geotecnia Ambiental, que realiza serviços de viabilidade de áreas para implantação de aterros controlados, entre outras atividades. Além disso, em conjunto com o Departamento de Química e Biotecnologia, o Laboratório de Geotecnia Ambiental do ITEP realiza pesquisas que visam identificar a ocorrência de fontes poluidoras e atividades antrópicas que resultam em impactos ambientais aos reservatórios de água do estado de Pernambuco.
Na área da Geologia, merecem destaque as atividades de mapeamento geológico, cubagem de jazidas minerais, aproveitamento de recursos hídricos de sub-superfície e ensaios tecnológicos de rochas.
Para saber mais sobre o Instituto Tecnológico do Estado de Pernambuco, visite o site http://itep.itep.br