A Secretaria de Meio Ambiente do Rio de Janeiro lançou a série SEMADS, de publicações cujos temas são manguezais, peixes marinhos, revitalização de rios e enchentes. Com mapas, fotos, ilustrações, gráficos e mapas, as publicações serão distribuídas para instituições de pesquisa, prefeituras e entidades ambientais.
Os livros são resultado do projeto Planágua/Semads/GTZ, convênio de cooperação técnica entre o Brasil, através do governo do Estado do Rio de Janeiro, e a Alemanha.
O convênio tem como objetivo o gerenciamento de recursos hídricos, visando à proteção dos ecossistemas aquáticos no Rio de Janeiro.
A publicação sobre enchentes mostra, entre outros destaques, a história das inundações na cidade do Rio de Janeiro desde a primeira, ocorrida no século XVI; fotos de enchentes na década de 40 na praça da Bandeira; informações sobre a rede de alerta hidrometeorológica da Serla; e ilustrações sobre infiltração da água no solo.
Bacias hidrográficas e rios fluminenses, bacia da Baía de Sepetiba e peixes de águas interiores são alguns dos temas das outras publicações.