O vice-presidente da Agência Espacial Russa (RKA), Alexandr Medvedchikov, esteve com o presidente da Agência Espacial Brasil, Múcio Dias, em Brasília há duas semanas. Eles debateram a implementação dos principais pontos de cooperação entre os dois países.
Entre os temas destacam-se o desenvolvimento de sistemas espaciais de observação da Terra de alta resolução e o processamento de informações associadas; a extensão da cooperação existente no desenvolvimento de pequenos veículos lançadores de satélites, incluindo motor de propulsão líquida; e o interesse de empresas russas lançarem satélites utilizando foguete russo, em bases comerciais, a partir do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), localizado no Maranhão.
Múcio Dias participou da segunda reunião da Comissão de Alto Nível e ressaltou a importância da cooperação na área espacial por se tratar de um país que apresenta similaridades com o nosso, como a vasta extensão territorial e significativo volume de recursos naturais.
No contexto da política externa russa, vale ressaltar que este mecanismo bilateral de cooperação foi instituído com apenas cinco países – Brasil, Estados Unidos, França, China e Ucrânia.
Após a realização deste intercâmbio de informações possibilitado por este instrumento, serão apontadas as principais áreas de interesse de cada país, para futura cooperação.