A Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) assinou seis contratos de projetos do Centro Tecnológico (CTC) da Universidade Federal de Santa Catarina. Ao todo, os recursos passam de R$ 6 milhões. O projeto que vai absorver maior volume de recursos, de R$ 4,25 milhões, é o do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa de Energias Renováveis, Projeto SONDA.
O projeto está sendo implantado no Laboratório de Energia Solar (LABSOLAR) da UFSC em parceria com o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Especiais (CPTEC/INPE).
O núcleo é responsável pela instalação e operação de uma rede de estações de coleta de dados na superfície, com o objetivo de validar ferramentas digitais de mapeamento dos recursos energéticos da atmosfera como distribuição da energia solar de alta resolução, distribuição de radiação fotoquimicamente ativa, iluminância e distribuição de velocidade de vento para geração eólica.
A iniciativa de instalar esse núcleo de pesquisa é parte estratégica do Ministério da Ciência e Tecnologia para organizar a área de pesquisa de energia renováveis no país.