A Petrobras está investindo na procura por petróleo no Maranhão. A pesquisa está sendo feita no momento no mar, na bacia marítima de Barreirinhas, no denominado Bloco BM-BAR-1. Os estudos estão avaliados em US$ 3 milhões e deverão ser concluídos dentro de três meses.
Em dezembro a empresa iniciou levantamentos de aeromagnetometria e aerogravimétrico da área estudada que compreende as zonas costeira e marinha do estado, entre Pará e Piauí, e águas profundas. Os levantamentos, feitos com ajuda de aviões com equipamento de ponta, visam fazer a medição do campo magnético e das variações naturais dos campos gravitacionais da área.
O objetivo é fazer o arcabouço geológico da região. A concessão do bloco denominado BM-BAR-1, localizado em águas profundas a 175 quilômetros a nordeste de São Luís, foi adquirida pela Petrobras em setembro deste ano. De acordo com o contrato firmado com a Agência Nacional de Petróleo (ANP), a empresa é obrigada a iniciar a perfuração de poços até setembro de 2004.
Com validade de oito anos, o contrato prevê investimento inicial de US$ 15 milhões, financiados integralmente pela companhia. A ANP deve promover em julho de 2002 a quarta rodada de licitações de blocos para exploração de petróleo. Nessa licitação estão inseridos vários blocos maranhenses.