Pesquisadores da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e do Serviço de Pesquisa Agrícola (ARS) do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos estiveram reunidos no mês de dezembro, em Brasília, para consolidar e ampliar a parceria feita há quatro anos pelas duas maiores instituições de pesquisa agropecuária do mundo.
Esse entendimento constitui a primeira Rede Interamericana de Pesquisa Agropecuária, realizada por intermédio do Laboratório Virtual da Embrapa no Exterior (Labex – EUA). A estrutura do Labex-EUA é diferente das dos demais laboratórios.
Ele é dividido em quatro áreas: Saúde Animal, Agricultura de Precisão, Manejo Integrado de Pragas e Doenças Vegetais e Propriedade Intelectual em Biotecnologia. Na Agricultura de Precisão, são utilizadas técnicas para otimizar o uso de insumos na agricultura.
Nesse trabalho, são empregados três tipos de tecnologias: Sensoriamento Remoto Via Satélite, Sistema de Informações Geográficas (GIS) e Sistema de Posicionamento Global (GPS).