A Funcate (Fundação, Ciência e Aplicações Tecnológicas Especiais) já recadastrou 20 mil dos 180 mil imóveis comerciais e residenciais de São Bernardo, no ABC Paulista. A atividade, iniciada em outubro do ano passado, é parte de um pacote de ações da administração para atualização da PGV (Planta Genérica de Valores), através do geoprocessamento e levantamento aerofotogramétrico da cidade.

Além da atualização da propriedade, os funcionários da Funcate também questionam os moradores sobre o número de veículos de cada família. O objetivo é atualizar o cadastro da frota circulante para avaliar quais melhorias terão de ser feitas na malha municipal.

Uma campanha no sentido de sensibilizar a população ao licenciamento na cidade será feita em breve; a idéia é que o município deixe de perder dinheiro arrecadado com o IPVA. Único município do Grande ABC a atualizar a PGV – principal ingrediente para a cobrança de um IPTU justo, segundo tributaristas -, a prefeitura pagará R$ 3,5 milhões pelo pacote (R$ 400 mil só para o reajuste da PGV).

A Funcate estima que já foram recadastrados cerca de 20 mil imóveis em São Bernardo, num processo que espera concluir até março do ano que vem.