Um dos objetivos de um projeto do Consórcio Intermunicipal da Bacia Hidrográfica do Rio Paraopeba (Cibapar), em Minas Gerais, é a estruturação de um sistema georreferenciado de gestão de informações socioambientais. Para isso um convênio, no valor de R$ 160 mil, com o Cibapar deve fortalecer o sistema integrado de gestão de informações socioambientais para a Bacia Hidrográfica do Rio Paraopeba.
O Consórcio Intermunicipal irá desenvolver um processo de cadastro dos principais usuários das águas da bacia do Paraopeba, além de realizar processo de fortalecimento institucional, por meio da mobilização social das comunidades locais.
Já outro convênio, no valor de R$ 146 mil, com a Amda – Associação Mineira de Defesa do Ambiente e a Asturies – Associação Turística Encosta da Serra, destina recursos para elaboração do plano de implantação da unidade de conservação do Forte de Brumadinho e do Museu de Mineração de Minas Gerais.
A proposta de criação da unidade de conservação tem como base a existência de grandes áreas preservadas na região, com ocorrência de espécies da fauna e flora ameaçada de extinção. Além disso, existe no local patrimônio histórico e arqueológico.