O nome do novo diretor do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), órgão vinculado ao Ministério da Ciência e Tecnologia, foi divulgado na quinta-feira passada (7/2). Marcus Luiz Barroso Barros foi escolhido após apresentação de lista tríplice.
Marcus Barros nasceu no Amazonas em 1947 e graduou-se em Medicina pela Universidade Federal do Amazonas em 1972. Especializou-se me Medicina Tropical pela UFRJ, em 1973; em Patologia Clínica pela Sociedade Brasileira de Patologia Clínica, em 1976; em Administração Hospitalar pela Fundação São Camilo (SP), em 1981, e em Protozoologia (área de imunologia da Doença de Chagas), em 1988, pelo Instituto de Medicina Tropical da Universidade de Nagasaki, no Japão.
É professor adjunto IV do Depto. de Saúde Coletiva da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade do Amazonas desde 1975, tendo sido fundador e primeiro diretor do Hospital Universitário Getúlio Vargas, da mesma Universidade. Barros foi, ainda, reitor da instituição de 1989 a 1993.
O nome de Marcus Barros foi escolhido a partir de uma lista tríplice elaborada por uma comissão de especialistas, nomeada pelo ministro Ronaldo Sardenberg, para auxiliar na escolha do novo diretor do Inpa.