A Universidade Federal de Uberlândia (UFU) possui um Núcleo de Geotecnologias, integrado ao seu Instituto de Geografia. Composto por dois laboratórios, um dedicado a Cartografia e Sensoriamento Remoto e outro para Geoprocessamento, o Núcleo conta com professores/pesquisadores, técnicos de nível superior e alunos da graduação e pós-graduação.
Segundo o professor doutor Roberto Rosa, o objetivo básico do Núcleo é desenvolver e adaptar metodologias para levantamentos, mapeamentos e monitoramentos usando geotecnologias, bem como servir de apoio às disciplinas relacionadas, oferecidas nos cursos de graduação e pós-graduação. "Nós também prestamos serviços de assessoria e oferecemos cursos de curta duração (extensão e/ou especialização) para a comunidade (especialmente prefeituras) nas áreas de Cartografia (criação de base digital), Processamento Digital de Imagens e Sistemas de Informação Geográfica.
Dentre as instituições que temos prestado serviços, podemos destacar prefeituras mineiras (Uberlândia, Pirapora, Montes Claros, Prata, Campina Verde, Janaúba), CEMIG, Engevix e AMVAP", informa Roberto Rosa.
Exemplos de trabalhos do Núcleo de Geotecnologias da UFU podem ser observados no site www.ig.ufu.br.