Os Sistemas de Informação Geográfica (GIS) em prefeituras e áreas urbanas serão desvendados num dos 13 cursos do Congresso GEOBrasil 2002, no mês de maio em São Paulo.

O instrutor deste curso será Flávio Yuaça, especialista em geoprocessamento que coordena o projeto de GIS da prefeitura de Goiânia. Um curso de Geomarketing, ministrado por Nivaldo Tristão de Souza, irá demonstrar esta aplicação em diversas áreas, abordando conceitos geográficos e usando exemplos de empresas do segmento de varejo e serviços. O curso é destinado a profissionais ligados ou não à área de marketing, que necessitem conhecer as técnicas para otimizar seus processos de análise e tomada de decisões.

No curso Conversão de Dados Geográficos para GIS, será mostrado desde a montagem da especificação técnica até o processo de aceitação dos dados, passando por exemplos de aplicações de tecnologia, levantamento de curso, definição de plataformas, entre outros conceitos. O instrutor será Enaldo Pires Montanha, gerente e criador do CTGEO de Lins.

Para dar o curso GIS para Meio Ambiente, o GEOBrasil convidou Mateus Batistella, pesquisador da Embrapa Monitoramento por Satélite, que deverá explorar conceitos básicos e diversas aplicações de geotecnologias em meio ambiente, com ênfase em integração de dados e métricas espaciais. E, para o curso Análise Espacial de Dados Geográficos, o Congresso terá Gilberto Câmara, coordenador de pesquisa e desenvolvimento em geoprocessamento do Inpe.

O GEOBrasil terá 13 cursos, cada um com seis horas de duração, sobre os mais importantes segmentos da geoinformação, todos ministrados por expoentes em suas áreas.

Mais informações sobre a programação, preços e inscrições podem ser obtidas no site www.geobr.com.br, pelo telefone (11) 6096 5311 ou por e-mail info@geobr.com.br