Substituindo José Sarney Filho no Ministério do Meio Ambiente, o novo ministro, José Carlos Carvalho, afirmou que sua administração dará continuidade à política ambiental que vem sendo desenvolvida pelo governo brasileiro nos últimos três anos.

Em sua primeira semana de trabalho como titular da pasta, José Carlos destacou dois temas que pretende priorizar: buscar a redução de impostos para produtos reciclados e créditos para recuperação de áreas degradadas. Nos últimos três anos, José Carlos Carvalho coordenou o maior esforço de captação de recursos externos para projetos ambientais no país, destacando-se o Proecotur, Programa Pantanal, Programa Nacional de Meio Ambiente II, o Fundo Nacional do meio Ambiente (FNMA) e Corredores Ecológicos. Neste período, o MMA conseguiu captar recursos externos superiores a US$ 1 bilhão.

No último dia 4, depois de entregar sua carta de demissão ao presidente Fernando Henrique Cardoso, o ex-ministro José Sarney Filho presidiu o lançamento do Portal ZEE Brasil e do CD-Rom sobre o Programa Zoneamento Ecológico-Econômico, ações que terão continuidade com o novo titular da pasta.