Em meados deste ano o projeto Sivam (Sistema de Vigilância da Amazônia) põe em operação seu primeiro Centro de Vigilância Regional, em Manaus. Com grande parte dos seus radares em fase final de instalação, o projeto Sivam vai não só garantir mais segurança aos vôos sobre a Amazônia – região que corresponde a mais da metade do território nacional – mas também possibilitar um acompanhamento minucioso do meio ambiente.
O projeto foi criticado pelo valor do investimento necessário para montagem do sistema e pela escolha dos fornecedores de equipamentos (empresas americanas ganharam a concorrência para os radares principais). Mas o Sivam vem passando por todos os testes a que tem sido submetido, e o trabalho inicial já proporciona avanços importantes no monitoramento ambiental.
O Sivam é a melhor resposta para todos aqueles que sempre temeram a perda da soberania brasileira sobre a Amazônia. O Brasil não podia continuar dependendo do acaso para impedir que a região fosse usada como passagem para o tráfico de drogas ou pela exploração ilegal de madeira e minérios.
O investimento no Sivam está se mostrando cada vez mais válido, pois o retorno já começa a aparecer.