Desde ontem (25/3) está sendo realizado em Salvador o II Seminário Internacional "Enfoque Integrado para a Gestão Sustentável das Águas/Experiências em Regiões Semi-Áridas". A intenção é articular, com base no conhecimento em recursos hídricos, o ordenamento ambiental, o planejamento regional e a criação de uma rede de pesquisa e desenvolvimento sobre o semi-árido brasileiro e ibero-americano que garantam soluções compartilhadas.
A iniciativa atende aos interesses do PROÁGUA/Semi-Árido – Programa de Desenvolvimento de Recursos Hídricos para o Semi-Árido Brasileiro, do Plano Avança Brasil. O seminário, organizado pela Universidade Federal da Bahia, com o apoio do governo federal, através da Secretaria de Recursos Hídricos e Ministério do Meio Ambiente, desenvolve como temas principais a relação oferta-demanda de recursos hídricos no semi-árido e a relação água-desertificação. Conta com painelistas do Brasil, Argentina, Chile, Cuba, Espanha e México.
O encontro, que termina amanhã (27/3), é uma seqüência às propostas do I Seminário realizado em março de 2001 em Buenos Aires para consolidar no debate, na integração e no intercâmbio a cooperação entre centros de pesquisa e desenvolvimento e organismos de planejamento e gestão de países ibero-americanos.