A ESA (Agência Espacial Européia) divulgou as primeiras fotos que o satélite Envisat fez da Terra depois de entrar em órbita.
O satélite foi lançado na virada do dia 28 de fevereiro para 1º de março, com auxílio de um foguete Ariane-5, a partir da base de Kourou, na Guiana Francesa. Equipado com dez diferentes instrumentos, o Envisat foi desenvolvido com o objetivo de avaliar a saúde da Terra, fornecendo medições precisas da atmosfera, dos oceanos, da superfície terrestre e do gelo.
Os instrumentos estão distribuídos em uma massa de 8,2 toneladas, do tamanho de um ônibus. Orbitando a cerca de 800 km de altitude, o Envisat completa uma volta em torno da Terra a cada 100 minutos. O satélite custou 2,3 bilhões (R$ 4,6 bilhões).
As informações são recebidas a cada volta, em uma estação localizada no norte da Suécia. Os dados, então, passam por várias fases de processamento antes de serem liberados aos cientistas ou a quem queira comprar o material. Essa primeira fase da missão não consiste em captar dados para pesquisa, mas de verificar o funcionamento dos sistemas, assim como calibrar toda a aparelhagem do satélite.
A ESA informou que, até agora, tudo está funcionando conforme deveria. Mesmo em fase de ajustes, o Envisat já forneceu imagens fascinantes, como a que mostra a queda gigantesca plataforma de gelo Larsen B, na península Antártica.