A paranaense Engesat desenvolveu o QL Admin©, um software que permite a consulta livre à base de dados com os Quick Looks de todas as cenas de seu acervo.

Através do sistema, o usuário pode filtrar sua busca através das órbitas-ponto, datas e palavras-chave para buscas em todos os satélites dos quais a Engesat possui cenas.

O sistema também permite, para os casos Landsat e Spot, que se filtre a busca através de clique interativo nas grades de localização das cenas de toda a América Latina. O resultado das buscas se apresenta em forma de tabela com todos os dados da cena, como data, órbita-ponto, palavras chave, etc., e link para as imagens dos Quick Looks, que podem ser acessadas e copiadas.

Além do módulo público, voltado para o usuário final, o software possui também um módulo privado que permite ao Departamento Comercial Engesat gerenciar e acessar rapidamente os Quick Looks, gerar relatórios, enviar pesquisas específicas e outras funções administrativas. De acordo com a empresa, o ganho de tempo com o uso do QL Admin© é da ordem de 70% no atendimento ao cliente.

O QL Admin© foi planejado e desenvolvido pela Engesat em ambiente Lynux, linguagem PHP4 usando banco de dados MySQL e é gerenciado em um servidor Web Apache, com suporte FreeBSD e hosting da Matrix Internet. No momento os QLs (mais de 10.000) estão passando por processo de padronização de tamanho e compressão para web e o banco de dados está sendo carregado.

As principais cenas Landsat do acervo em pronta entrega já podem ser acessadas diretamente através do endereço www.quicklook.engesat.com.br ou na home page EngeSat, www.engesat.com.br, na seção Catálogo/Acervo.