Em São Paulo, entre os dias 21 e 24 de maio, o Congresso GEOBrasil 2002 vai apresentar sete Painéis de Tecnologia. Um deles, intitulado "Novas Tecnologias de Mapeamento para Uso no Cadastro", apresentará as palestras "Ortofotos digitais verdadeiramente ortográficas" de Antonio Machado e Silva, da Gisplan; "Resultados da aplicação de novas tecnologias cadastrais, com aumento na arrecadação pública, viabilizando o mapeamento e a implantação de geoinformação" de Fátima Tostes, da Base; "Novos caminhos para o Cadastro Urbano" de Valther Aguiar, da Esteio; e "Metodologia Cadastral de Precisão: A tecnologia da informação ao alcance dos municípios" de Luiz Canadas, da Canadas Assessoria e Serviços Técnicos. "O objetivo da palestra é levar soluções e alternativas viáveis para uma eficaz gestão fiscal e planejamento público, apresentando uma metodologia própria de trabalho, com base em dados reais e precisos, obtidos através de mapeamento por GPS e aerofotogrametria", explica Canadas.
O Painel "Novas Tecnologias de Mapeamento (Radar, Laser e Scanner)" terá a participação de Guillermo Gallo, da Leica-EUA; Waine Szameitat, da Optech-Canadá; Amauri Brandalise, da Esteio; João Moreira, da Orbisat; Waldir Paradela, do Inpe; Guilherme Pinho, da Digimapas; e Cleber de Oliveira, da Geoambiente. "Será mostrada a tecnologia de radares interferométricos de abertura sintética aerotransportados", diz João Moreira. "As duas últimas décadas têm mostrado um grande avanço tecnológico com a proliferação de radares imageadores", completa Paradela.
Mais informações sobre o GEOBrasil 2002 podem ser obtidas pelo telefone (11) 6096-5311, por e-mail info@geobr.com.br, ou no site www.geobr.com.br.