O governo do Rio Grande do Sul desenvolveu um software livre para ações no meio rural. É o Sistema de Informação Geográfica (GIS) para Apoio à Gestão do Programa RS Rural, desenvolvido pela Secretaria da Agricultura e Abastecimento, apresentado no encerramento do Fórum Internacional de Software Livre 2002, no sábado (4/5) no Rio de Janeiro.

O RS Rural é um programa de manejo e conservação de recursos naturais e combate à pobreza, com uma estratégia voltada para o resgate social de comunidades empobrecidas do meio rural, como os agricultores familiares, pescadores artesanais profissionais, comunidades indígenas, agricultores assentados e os remanescentes de quilombos.

Durante o evento, a diretora-executiva do RS Rural, Fernanda Corezola, explicou que o GIS é de grande importância para o planejamento e o controle das ações empreendidas através da representação cartográfica das potencialidades e das possibilidades sócio-econômicas e ambientais, oferecendo suporte para as ações desenvolvidas.