A Siemens Business Services está lançando no Brasil sua plataforma SICAD de soluções para geoprocessamento. As imagens físicas das redes de empresas de Utilities são fotografadas, via satélite ou por meio aéreo e depois são copiadas em scanner para a produção de infográficos com imagens e especificações técnicas de equipamentos instalados e abrangência de atendimento.
Essas informações são cadastradas no SICAD, software desenvolvido pela empresa do grupo Siemens que possibilita o gerenciamento de toda a rede. Com o SICAD é possível gerenciar, planejar e controlar redes com muito mais eficiência e rapidez. Companhias de energia elétrica, por exemplo, terão como acessar rapidamente informações sobre problemas técnicos ocorridos em qualquer lugar de sua planta.
Quando a solicitação de reparo é efetuada, o operador visualiza no computador a região afetada, sabe exatamente onde está o foco do problema e o motivo que o ocasionou. Entidades governamentais também podem se beneficiar dos recursos do geoprocessamento.
O mapeamento de bolsões de pobreza ou foco de doenças epidêmicas como a dengue são apenas alguns exemplos. Outro serviço disponibilizado pela tecnologia é a utilização de bancos de dados para aplicação de geomarketing. A Siemens vê neste mercado o maior potencial de desenvolvimento, prevendo somente no Brasil algo em torno 400 milhões de reais nos próximos três anos, somente em software e serviços.
Informações no site http://www.siemens.com.br ou pelo telefone (11) 3908-2860.