A Intersat vai apresentar no GEOBrasil 2002 o Quick Bird, satélite comercial com a melhor resolução do mercado. Desenvolvido pela empresa americana Digital Globe, o Quick Bird é um satélite multiespectral com alto grau de precisão cartográfica que fornece imagens com precisão de 5 metros e resolução espacial de 61 cm. O satélite é a primeira ferramenta orbital capaz de gerar produtos para competir com a aerofotogrametria, com preços acessíveis e qualidade de imagens.

De acordo com o diretor da Intersat, Luis Leonardi, o Quick Bird será uma referência. "O satélite vai introduzir novas possibilidades para estudos e aplicação das imagens, disponibilizando novos dados e, com isso, tornando o produto mais acessível financeiramente".

Para ele, o público está mudando. "As imagens de satélites eram utilizadas para monitoramento ambiental, controle de queimadas e desmatamento", explica. "Agora, as pessoas querem informações mais refinadas e isso exige um maior grau de conhecimento para melhor aplicação das informações", disse.

Entre as vantagens tecnológicas deste novo satélite, Leonardi destaca a resolução de 60 cm colorida, que permitirá o usuário distinguir os alvos com maior precisão de detalhes e a agilidade na gravação das imagens. Outro ponto positivo é o fato do satélite permitir imagear áreas maiores em um mesmo momento.