O Inpa (Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia) implanta, até agosto, mais três núcleos de trabalho e uma incubadora de empresas com o objetivo de expandir o conhecimento científico sobre a Amazônia e auxiliar o processo de desenvolvimento sustentável da região. O Núcleo de Negócios disponibilizará às empresas e empreendedores as tecnologias desenvolvidas pela instituição para o reaproveitamento de sobras de madeiras, a industrialização de pescado e frutos e a produção de cosméticos e medicamentos, entre outras.

O Núcleo de Ciências Humanas e Sociais investirá na melhoria do conhecimento da cultura e do homem da Amazônia e sua relação com a biodiversidade da região, e o Núcleo de Comunicação será responsável pela divulgação dos programas, projetos e ações voltados para a melhoria da qualidade de vida da população amazônica.

A primeira incubadora de empresas do Inpa será direcionada para o setor de madeira e movelaria, segmentos tradicionais da economia local. Com a aplicação de novas tecnologias de cortes seletivos, seleção de espécies e certificação de produto, as empresas incubadas poderão entrar no mercado com conhecimento suficiente para trabalhar a madeira sem, necessariamente, destruir a selva.