As Nações Unidas lançaram um ambicioso projeto científico para a internet: um atlas dos oceanos existentes no mundo. O objetivo é disponibilizar dados a qualquer tipo de pessoa, para que as mais variadas instituições possam contribuir para melhor preservar os oceanos do planeta.

O atlas foi lançado no Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado na última quarta-feira (5/6). A publicação tem, inicialmente, mais de 2 mil documentos, 14 mapas globais dos oceanos do planeta e centenas de análises e mapas regionais. De acordo com a ONU, o público alvo do atlas é o mais variado: crianças, estudantes universitários, cientistas e representantes dos governos.

Segundo a ONU, o Atlas será capaz de fornecer dados estratégicos da situação dos oceanos, juntamente com mapas, tendências de desenvolvimento e ameaças à saúde humana por conta da deterioração das águas. A publicação também disponibiliza informações sobre o estado das geleiras existentes nos oceanos, que são profundamente afetadas por fatores como o aquecimento global.

O atlas pode ser acessado através da página das Nações Unidas na Internet – http://www.un.org