A Cemig (Centrais Elétricas de Minas Gerais) está aplicando em toda a sua estrutura um projeto de monitoramento de unidades móveis e fixas baseado na tecnologia GPS (Global Positioning System). Este sistema é conhecido como AVL (Location Automatic Vehicle Location) e, de acordo com a Cemig, a companhia vai conquistar abatimento de custos superiores a R$ 2,5 milhões ao ano, apenas no monitoramento da frota de 370 automóveis da companhia.
O sistema também pode contemplar monitoramento de navios, automóveis, máquinas, trens, cargas, sensores, válvulas, dispositivos de segurança, entre outros. Implantado na companhia mineira pela Santiago & Cintra, o sistema AVL permite ainda aplicações em segurança pública, segurança pessoal, segurança patrimonial, monitoramento de frotas, monitoramento de dispositivos, roteirização, transportes e logística. A estrutura do AVL é composta de central de controle, unidades móveis e link de comunicação em rádio, celular e satélite. O receptor GPS, um dos componentes do equipamento instalado nos veículos, capta a informação geográfica em tempo real.
No caso de monitoramento de veículos para a Cemig, a companhia faz a localização e identificação imediata de cada um dos seus 370 veículos, além de enviar as ordens de serviço diretamente para um terminal de dados instalado em cada viatura. Os benefícios estão na diminuição de custos, atendimento mais ágil e rápido e conseqüente controle do melhor uso da frota em ação. Mais informações com a Santiago & Cintra, através do telefone (11) 5543-3433, ou no site www.santiagoecintra.com.br.