Em São Paulo, os terminais de ônibus Praça da Bandeira e Santo Amaro, que integram o corredor Santo Amaro-9 de Julho, ligando a zona sul ao centro, se tornarão inteligentes em setembro. Esse projeto integra o programa de reformulação do corredor, com a reforma de paradas de ônibus, troca da pavimentação e reurbanização.
Nos terminais, painéis eletrônicos informarão aos passageiros se seu ônibus está para chegar ou atrasado. Os ônibus serão monitorados por satélite (GPS) e equipados com radiotransmissores, cujas informações serão repassadas a uma central de controle. A obra custará R$ 2 milhões.
"Com isso, teremos ganho médio de 30% no tempo de percurso dos ônibus", disse o diretor de Operações da São Paulo Transporte (SPTrans), Maurício Thesin. Com programação prévia, é possível determinar a velocidade e o número ideal de ônibus em cada linha. O corredor, um dos mais movimentados da cidade, tem 14,8 quilômetros de extensão. Por ele circulam cerca de 800 mil passageiros por dia e 444 ônibus por hora no pico da manhã.