Empresa de telefonia celular da Telemar, a Oi foi a primeira no país a adotar a tecnologia GSM (Global System Mobile), já utilizada em 170 países.
Para isso, a empresa está utilizando base de dados formada por mapas digitais da Digimapas, retratando uma área de 5,5 milhões de quilômetros quadrados, composta pelos estados do Amazonas, Roraima, Pará, Amapá, Maranhão, Piauí, Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro.
"Durante a concorrência, percebemos que a Digimapas tinha o produto que precisávamos, a base de dados em 3D, e também o conhecimento técnico para suprir nossas necessidades, pelo fato de já ter trabalhado com operadoras de telefonia celular e ainda oferecia flexibilidade para adaptar as informações para o nosso uso", explicou Antônio Parrini, diretor de rede da Oi.
Com os dados da Digimapas, a Oi pôde avaliar onde era necessário instalar suas antenas e quais os melhores pontos para isso, a fim de aprimorar as condições de cobertura. "Usando esta base de dados podemos verificar se o projeto tem qualidade de serviço. Com estas informações, mais a tecnologia GSM, nossos usuários terão um atendimento muito melhor, com transmissões sem ruído e sem queda de sinal", afirma Parrini. O trabalho conjunto entre a Oi e a Digimapas começou em abril de 2001.
A Digimapas entregou mapas de relevo, cobertura de solo, mata, áreas urbanas, arruamento e até de rodovias. Mais informações através do telefone (11) 3224-9070 ou no site www.digimapas.com.br.