O Plano de Prevenção a Incêndios Florestais, através do uso de satélites, foi lançado nesta segunda-feira (15/7) pela Defesa Civil do Paraná. O programa conta com a participação de vários órgãos públicos para evitar fogo em áreas florestais, o que é muito comum nesta época do ano em decorrência de fatores climáticos – tempo seco, geadas e estiagem das chuvas. Todas as regiões florestais serão monitoradas por satélite.
De acordo com informações do coordenador estadual da Defesa Civil, coronel Luís Antônio Borges Vieira, o monitoramento será realizado pelo Simepar (Sistema Meteorológico do Paraná). Por meio do satélite, é possível saber se existe qualquer aquecimento em regiões florestais. Oito regionais do Corpo de Bombeiros ficam interligadas a este sistema e a qualquer sinal de irregularidade uma equipe é deslocada para o local. O controle de incêndio é sempre facilitado se o fogo é detectado logo no início.
Este é o quinto ano consecutivo que o plano é colocado em prática no estado. Além do Simepar, são parceiros da Defesa Civil neste programa a Polícia Rodoviária, o Instituto Ambiental do Paraná, Secretaria Estadual de Meio Ambiente, entre outros órgãos públicos.