Depois de se firmar no mercado como um eficiente recurso para a recuperação de automóveis roubados, os rastreadores GPS estão se transformando em um importante aliado para pais disciplinadores, que descobriram uma nova função para o sistema.

Além de prevenir assaltos e seqüestros, eles podem acompanhar a conduta de seus filhos no trânsito e na vida cotidiana. O rastreador indica quando o carro ultrapassa a velocidade permitida ou foge do itinerário habitual. Em poucos minutos, uma central de monitoramento adverte o pai sobre o problema.

A partir daí é possível contatar imediatamente o motorista para dar uma bronca via celular. Se o filho for teimoso, será possível desligar o motor pelo telefone. Para as situações de alto risco, orientação pode ser acionar a polícia, ou mesmo enviar um helicóptero para seguir o veículo. Segundo o gerente de Marketing da Graber Rastreamento, Robson Tricarico, o rastreador pode ser uma solução para muitos problemas que fogem ao controle dos pais. "É possível até mesmo saber se o motorista está freqüentando lugares suspeitos como pontos de tráfico de drogas ou de prostituição", explica o especialista.

Longe de considerar o sistema um permanente espião eletrônico, Tricarico alerta que apenas os jovens transgressores têm com o quê se preocupar. "A impulsividade é uma característica inerente à juventude, o que na maioria das vezes, pode se converter em uma situação de alto risco para a vida dessas pessoas. É com esses filhos que os pais se preocupam, pois, como diz o ditado, o bom filho a casa torna".