A prefeitura de Paulínia, maior pólo petroquímico do Estado de São Paulo, está negociando com a Embrapa Monitoramento por Satélite a elaboração de um diagnóstico ambiental. Paulínia será a primeira cidade do Brasil a receber este serviço, que vai utilizar imagens do QuickBird, satélite lançado recentemente que oferece imagens com resolução submétrica.
O monitoramento fornecerá à prefeitura um sistema de gestão ambiental integrado, com seus dados divulgados na internet, trazendo informações sobre aterros sanitários, destino de cargas tóxicas, qualidade do ar, emissões de resíduos e condições do tempo. Inclusive, a Embrapa Monitoramento por Satélite já adquiriu as primeiras imagens do satélite QuickBird para o Brasil.
O novo satélite comercial foi lançado em outubro de 2001 e é capaz de obter imagens com resolução menor que 1 metro, podendo registrar detalhes de cerca de 70 centímetros quadrados. Segundo os pesquisadores, com essa resolução, as possibilidades de uso da imagem de satélite ampliam-se ainda mais, podendo ser aplicada em propriedades rurais e servir como aliada às prefeituras na arrecadação de impostos e no planejamento urbano.