A TRN Tecnologia em Recursos Naturais, de Piracicaba (SP), assinou contrato com a Casa da Floresta, empresa especializada em levantamentos de dados ambientais, para fornecimento de software de coleta georreferenciada de espécies da mata nativa e de fauna.
De acordo com Fernando Ferraz, diretor da TRN, o acordo prevê também o processamento dos dados coletados, análises geoestatísticas e desenvolvimento de banco de dados amigável para o usuário final, no padrão internet e distribuído em CDs. O software coletor de dados georreferenciados da TRN é baseado em um microcomputador de mão tipo "palmtop" e em um banco de dados que permite o armazenamento instantâneo das coordenadas geográficas de um alvo e dos atributos desejados. A localização do alvo é facilitada pela base cartográfica previamente inserida no sistema.
"É basicamente um banco de dados customizável acoplado a um GPS. Com isso temos uma planilha eletrônica de campo com aquisição automática de coordenadas e lista de espécies animais ou vegetais para consulta e inclusão direta. Ao serem descarregadas no PC as informações já estão no formato desejável e associadas aos pontos de GPS", explica Fernando Ferraz. As informações coletadas são georreferenciadas e livres de erros de digitação e interpretação. Após a coleta, os dados podem ser descarregados diretamente para um GIS. Mais informações no site www.trngeo.com.