O governo brasileiro irá enviar, nas próximas semanas, uma comissão aos Estados Unidos para discutir o acordo de participação do Brasil no projeto da Estação Espacial Internacional (ISS), segundo afirmou o ministro da Ciência e Tecnologia Ronaldo Sardenberg.
"Precisamos ver o que fazer para adaptar o compromisso estabelecido com a Nasa à realidade econômica do país", afirmou o ministro. O Brasil se comprometeu a fornecer alguns equipamentos e itens de infra-estrutura que se integrarão à Estação Espacial.
O presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB), Múcio Dias, disse que o ponto de partida para a conversa com os norte-americanos é o interesse dos dois países em manter o Brasil como participante do programa. "O Brasil buscará manter o volume de gastos em concordância com o que foi planejado em 1997, quando foi assinado o acordo", afirmou.
O ministro Sardenberg disse, ainda, que a manutenção do acordo permitirá que o astronauta brasileiro, que está em treinamento em Houston, nos Estados Unidos, possa realizar sua missão.