A TRN Tecnologias em Recursos Naturais vai desenvolver para a Bahia Sul Celulose um banco de dados georreferenciado de informações ambientais. De acordo com a empresa, o objetivo é organizar uma base de dados para integrar a gestão ambiental, disseminar informações entre todos os setores e propiciar futuras análises, relacionando as variáveis coletadas com outras informações ambientais.
"Esse banco de dados será desenvolvido dentro do conceito BADAM, criado por nós", explica Fernando Frosini de Barros Ferraz, sócio-diretor da TRN. Baseado na tecnologia ESRI, o projeto envolve a coleta georreferenciada de mais de 40 variáveis relacionadas a meio ambiente e atividades antrópicas que atuem sobre ele nas áreas da empresa. Todas as informações são georreferenciadas e estão associadas a imagens digitais, podendo ser consultadas por qualquer setor da empresa.
"Nesta primeira fase dos trabalhos serão desenvolvidos o banco de dados, a base cartográfica, coletadas informações em campo e a interface gráfica para atualização e consulta, baseada na plataforma ESRI ArcView. Posteriormente, poderão ser incorporados o uso de coletores de dados baseado em mapas georreferenciados (sistema GeoColetor), com objetivo de agilizar a atualização das informações e a realização de modelagens", conta Fernando Ferraz. Mais informações no site www.trngeo.com.