Os primeiros cursos da Universidade do Meio Ambiente da Serra dos Órgãos (Unima) serão oferecidos a partir deste mês de agosto. A instituição tem sede em Guapimirim, município a 70 quilômetros da cidade do Rio de Janeiro. Os cursos terão duração de até 32 horas.

"Valoração Econômica dos Recursos Naturais" será ministrada pelo engenheiro químico e diretor-técnico da Unima, Paulo Antônio Bastos Braga. Antônio José Teixeira Guerra, geógrafo e professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) será o professor de "Diagnóstico de Impactos Ambientais Urbanos".

"Manejo dos Solos para uma Agricultura Sustentável" está a cargo de Antônio Soares da Silva, também geógrafo, que defendeu sua tese de doutorado em geografia física, na Universidade de São Paulo (USP), em 2001. De acordo com a geóloga Kátia Gouvea, diretora-executiva da Unima, o site da universidade estará em funcionamento também a partir de agosto.

As inscrições dos cursos, por enquanto, só poderão ser feitas na sede da entidade, que funcionará em um dos colégios municipais de Guapimirim, antigo Ciep"s. A Unima será a primeira universidade livre ambiental do Rio de Janeiro e se junta a outras cinco existentes no país. Do corpo de fundadores participam profissionais de diferentes áreas, como engenharia química, geologia ambiental, geografia, biologia, direito ambiental e engenharia florestal.